Quem nunca passou por uma situação de estresse, tristeza ou nervoso e logo depois colocou a culpa na TPM? Se você já fez isso, fique tranquila, porque por mais que sejam muitas vezes tratadas como frescura, essas alterações de humor de fato acontecem com as mulheres, em diferentes intensidades, segundo Érica Mantelli, ginecologista (SP).
Para entendermos mais sobre as mudanças que seu corpo enfrenta todo mês, a profissional listou 8 informações importantes sobre a tensão pré-menstrual.
O que você precisa saber sobre TPM
1. Sete em cada 10 mulheres têm TPM.
2. São mais de 200 sintomas, sendo que 90% das mulheres podem apresentar ou manifestar pelo menos um deles.
3. Alterações de humor como irritabilidade, agressividade e choro fácil, além de sonolência, insônia, aumento ou diminuição do apetite e inchaço, são os sintomas mais comuns.
Leia mais
Estas poses de ioga vão melhorar suas cólicas
Batalha contra a cólica: 5 truques para acabar com a dor
Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?
Menstruação atrasada: o que pode ser?
4. O tempo de duração da TPM varia de 7 a 10 dias antes da menstruação, e segue até o fim dela.
5. Se a mulher apresentar sintomas de TPM frequentemente após o término, é recomendado buscas ajuda de um profissional, porque possivelmente é um problema mais sério.
6. O uso excessivo de bebidas alcoólicas podem intensificar em até 80% os sintomas durante o período pré-menstrual.
7. Ela não diminui a libido da mulher. “Quando ocorrem as oscilações de humor, a mulher pode ficar com a autoestima baixa e, desse modo, sentir-se irritada, o que ocasiona menos vontade para as relações sexuais”, explica ela.
8. A TPM tem tratamento. “Em alguns casos mais graves, ela é tratada com medicamentos. Já nos casos mais simples, é tratada com uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação. Isso ameniza bastante os sintomas”, explica.